quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fundação Pro-sangue


Já estava para escrever este post mas como estou em semana de prova na faculdade, acabei por não conseguiur.

Enfim, estive acompanhando a mãe numa sessão de quimioterapia no ICESP.
A sessão duram em média 4 horas, aproveitei esse tempo para conhecer o posto de coleta da Fundação Pró-Sangue no Hospital das Clínicas.
Quando digo conhecer é apenas saber onde é pois sempre tive uma espécie de nervosismo ao fazer exames de sangue e consequentemente passava mal, a pressão caia cegando quase a desmaiar.
Mas quando cheguei lá, não sei explicar, já me identifiquei logo como doadora voluntária (que não é para nenhum paciente em específico).
Passei por dkversas etapas, desde o cadastro até o lanche servido aos doadores, conforme descrito aqui.

O que posso dizer?
Me sent útil. Sabendo que estava fazendo o bem a alguém, mesmo que não o conheça.
Por curiosidade, descobri que meu tipo sanguíneo não é o que mais está em falta.
No site, eles mantém um simulador do estoque da Fundação. E adivinha, A+ não está tão mal assim.

Mas não é por isso que deixarei de doar.
E para os que são O+, O-, A- e B-, faço um apelo, doe sange também. Esses são os que menos tem em estoque, e como vimos no Ensino Médio, o sange do tipo O é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos de sangue.
Portanto, se você é do tipo O, mais um motivo para praticr essa boa ação. Mais sobre quem doa pra quem.
E sabe da melhor, a doação pode ser feita com data e hora marcada. Para agendar, clique aqui.



E ai vai meu bracinho doando 480 ml de sangue tipo A+.



Meu maior temor era ficar olhando a bolsa naquele movimento que quem já doou sabe, fica balançando pra lá e pra cá. Por sorte, no HC a bolsa não fica exposta para o doador (mas pude ver a bolsa do doador do lado rs). Porém, como se vê na foto, a agulha era assustadora, tenho a impressão de que é da grussura de um grafite de um lápis. Mas não doeu não.

Pretendo doar mais vezes.
Posteriomente vou postando aqui mais detalhes sobre a doação de sangue.
E para os interessados, o site da Fundação Pró-Sangue é bem completo no que diz respeito a esclarecimentos sobre a doação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário