segunda-feira, 22 de outubro de 2012

E ele não me escolheu... ainda

"Só eu poderia fazer isso pois sou suficientemente forte."

Começo este post adaptando uma frase do Drº Charles Peter Tilbery, professor e médico neurologista do Einstein, em pouco tempo perdeu a esposa e as duas filhas, de 21 e 23 anos, respectivamente. Todas por parada cardio-respiratória. Neste vídeo ele conta essa história e fala sobre como arranjou forças para superar tantas perdas.


A vida as vezes nos reserva situações pelas quais jamais imaginamos passar. Quem disser pra mim que sempre esperou pelo câncer ou por qualquer outra doença crônica, é de se admirar. 

Recentemente, eu confesso que tenho vivido nessa berlinda. 

Como já tive uma tia que faleceu aos 21 anos vítima do câncer que se iniciou no braço e mesmo após amputação se alastrou para os seios e pulmões, e agora nessa luta com minha mãe, fico imaginando que a qualquer hora vai chegar a minha vez. Desde muito tempo sou assim. Se batia em algum lugar ou mesmo por qualquer que fosse o motivo eu tivesse um baque em alguma parte do corpo que demorasse a parar de doer eu já sabia que tava chegando. 

Tem sido assim até hoje. E recentemente mais forte ainda.

Já faz mais de uma semana que estou com uma tosse seca que teima em não deixar eu dormir. É tão intensa que cheguei a ficar com dores musculares na região do tórax e dores na cabeça ao tossir. 
Começou acompanhada de dor na gargante e rouquidão. A dor passou mas os outros sintomas permanecem.

Tomei Fluimucil (medicamento que o médico me indicou numa outra ocasião que tive os mesmos sintomas), e nada adiantou.

Na quarta-feira eu tinha consulta com a fisiatra na Porto Med Lapa e aproveitei para passar com o Clínico Geral que estava de plantão.

Ele examinou meus pulmões e coração. Fez alguns outros exames e perguntas e eu logo soltei uma: "Drº vê se me examina direito viu. Minha mãe começou com sintomas como tosse e foi várias vezes ao clínico do PS perto de casa e sempre tomava antibiótico, diziam que era pneumonia e na verdade era câncer,"

Gente, o médico não sabia onde enfiar a cara.
Ai ele me perguntou mais sobre essa história e disse "Se eu não lhe pedir um R-X vai ficar preocupada né."
Ai ele me deu as guias, disse pra eu voltar na quinta logo cedo, pois o R-X pode ser feito na própria unidade mas apenas até as 16:30. Disse também que passaria apenas um anti-alérgico (Loratadina) e que o médico especialista (Otorrino) passaria o remédio mais adequado.

Na 5ª eu voltei. Tinha levado a mãe para a quimio e enquanto isso fui fazer o bendito R-X.
Confesso que nunca pedi tanto a Deus por algo que temia ser atendido. Pedi a Deus com toda minha força que se fosse o preço para minha mãe ser curada, que ele passasse aquele tumor pra mim. Eu queria o R-X cheio de manchinha.

Quando o Clínico foi analisar o R-X (agora o Drº Andrei) ele me chamou pra junto dele, analisou as radiografias, viu que o torax estava limpo e as dos seios da face indicavam sinusite.

Só então ele me perguntou, "Então me conta, o que aconteceu com sua mãe?"

Acho que ele ficou preocupado com o que poderia encontrar na radiografia e preferiu ver antes de me atender. 

Depois de repetir toda a história ele passou antibiótico, antialérgico, dipirona e remédio para inalação.

Confesso que fiquei aliviada mas frustrada. 
Eu queria minha oração atendida.
Acho que Ele pensou assim: "Vou mandar apenas um dos sintomas para ela ver o que minha serva está passando". Pois vou te falar viu, as tosses eram violentas. Passei uma semana sem conseguir dormir e sem deixar o esposo dormir também.

No final da consulta ele sugeriu que eu passasse por um mastologista já que tinha dois casos de câncer na família e por ser o câncer de mama o mais comum entre as mulheres.

Já tinha feito exame clínico com a ginecologista recentemente, mas eu já estava ali, o Drº atendia naquele dia e estava com a agenda bem folgada, por que não?
A consulta correu bem. Novamente o exame clínico e nada. Nadinha fora do lugar. Segundo o Drº Silvio, eu devo me preocupar com minhas outras dores (ele ficou impressionada gente, eu com meus 21 aninhos e colecionando dores - escoliose, tendinopatia, etc).

Essa foi parte de minha última semana. Depois conto mais.

E que fique a mensagem. Se cuidem meninas. Pois se acontecer alguma coisa, a sensação de que foi culpa sua por não ter se previnido deve doer bastante. Se notar algo estranho nas mamas procure um médico.
E se notar inchaço dos gânglios linfáticos nas regiões do pescoço, axilas e virilha, ou sintomas como febre, suor noturno, fadiga, perda de peso, perda de apetite e coceira na pele. Se eles persistirem por 15 dias, é vital buscar uma assistência médica ou entrar em contato com a ABRALE (0800 773 9973). Alguns pacientes não apresentam qualquer sintoma e a doença é descoberta por acaso num exame de rotina. Por isso, fique atento a qualquer alteração corporal, que é essencial para um melhor tratamento.

É, o post ficou um pouco longo.
Ainda tenho muito pra contar mas por hora vou parar por aqui.

Fiquem na paz.

Sara Ramos

2 comentários:

  1. Oi Sara,

    Eu nunca esperei um câncer, principalmente porque na parte da família que eu conheço nunca houve casos.

    Mas quando recebi o diagnóstico não perdi o chão, pensava porque não pode ser comigo?
    Achei normal, ao contrário das pessoas q acham q nunca vai acontecer com elas.
    Não era esperado mas era uma possibilidade.
    Acontece com tanta gente todos anos, eu não tenho nada de especial pra me livrar de ter um câncer.
    Mas quer saber? Acho q ter encarado assim foi o melhor pra mim. Realista, pé no chão, ciente da condição humana.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qUE BOM QUE TEM SIDO ASSIM PRA VC CINTIA.
      COMO EU DISSE, ALÉM DA PROBABILIDADE MUNDIAL A TENDENCIA PARA ACONTECER COMIGO É AINDA MAIOR. POR ISSO SEI QUE UM DIA OU OUTRO ELE VAI CHEGAR. É CLARO QUE NAO VIVO PARA ISSO, MAS SEMPRE QUE ME ACONTECE ALGUMA COISA PROCURO UM MÉDICO PRA ME CUIDAR.
      ESPERO ESTAR ERRADA, MAS SE VIER ESTAREI PREPARADA.
      SE ESSE FOSSE O PREÇO PARA TER A MÃE CURADA HOJE EU O PAGARIA SEM EXITAR

      Excluir