segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Meninas cor-de-rosa

Como falei aqui, na quinta-feira (18/10/12) acompanhei a mãe em sua 1ª quimio do 3º ciclo neste novo tratamento. Estava marcado para 7 horas e como sempre tínhamos que chegar 1 hora antes.
6:15 e lá estávamos para iniciar a sessão.
Todo o processo (triagem, espera etc) e ela só foi entrar para quimio mesmo já quase 8 da manha.

Essa é a vista da suíte master que mandei reservar pra ela naquele dia. Uma quinta com manhã chuvosa... friozinho...

Enquanto ela ficava se deliciando dos cuidados de anjos escolhidos por Deus, fui fazer um exame e passar por uma consulta na Porto Med Lapa conforme contei aqui, e no caminho para a saída dos hospital passei pelo 3º andar para conhecer a equipe de voluntários.

A Ester já havia se informado sobre a doação de perucas e eu fui esclarecer, ver como funciona, etc.

Tive a oportunidade de conhecer a querida ZiZa que faz parte da Associação de Voluntários do HC a mais de 4 anos. Ela atua no ICESP, mas é possível se candidatar ao voluntariado e ajudar em qualquer um dos hospitais da região das clínicas.

Conversamos bastante. Falamos sobre o voluntariado, sobre como é importante principalmente para as mulheres ter uma peruca, lenço ou turbante nessa fase, pois a vaidade fala muito mesmo naqueles que nem sempre foram vaidosos.

Como dizíamos, a pessoa só se enxerga doente quando cai o cabelo. O mundo só a enxerga doente a partir desse momento.
Quantas vezes não passei por situações constrangedoras ao pedir para minha mãe sentar num reservado no trem. Escutava sussurros "será que ela tá grávida?". As vezes tínhamos que mostrar a carteirinha de preferencial. A mãe não tinha cara de doente. Não mesmo. Vê-se por algumas fotos que postei por aqui.

E lá se foram minutos preciosos para mim. Já tinha me interessado pelo voluntariado, mas infelizmente não consigo conciliar. É necessário dispor de 6hrs semanais de 2ª a 6ª.

Quem sabe um dia, não é mesmo?

Essas são as anjinhas cor-de-rosa que povoa o ICESP, HC, Incor (...), seja com o chazinho da tarde, ou num bate papo com o grupo acolhida.


Fundada em 2 de abril de 1957, uma das associações mais antigas do Brasil com mais de 400 voluntários.


Para Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da USP, os voluntários “São pessoas que dedicam seu tempo para quem precisa de auxilio. O trabalho dos voluntários alia a solidariedade, compromisso, dedicação e seriedade”.

“A nossa equipe atua em todos os institutos do HC, levando não só o apoio emocional, mas também o bem material”, disse a presidente da AVOHC, Maria Amélia Saleta Salermo, lembrando que a associação realiza eventos, como feiras e campanhas, para adquirir verbas para comprar roupas, alimentos, calçados, próteses, cadeiras de roda, enxovais, entre outros. 


Prestamos assistência a todos os Institutos que fazem parte do complexo do Hospital  das Clínicas.
INSTITUTO CENTRAL
INSTITUTO DA CRIANÇA - ICR
INSTITUTO DO CÂNCER - ICESP
INSTITUTO DO CORAÇÃO - INCOR
INSTITUTO DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA - IOT
INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - IPQ
INSTITUTO DE RADIOLOGIA - INRAD
PRONTO-SOCORRO - PS
HOSPITAL AUXILIAR COTOXÓ
HOSPITAL AUXILIAR DE SUZANO
NA NOSSA SEDE CENTRAL - ARTESANATO E COSTURA



Para tornar-se parceiro ou voluntário da Associação visite o site www.avohc.org.br.

Sobre a peruca, para conseguí-la, é necessário um formulário emitido pelo Serviço Social do Hospital (no caso da mãe, do ICESP) e se dirigir ao voluntariado do hospital.

Como aconteceram muitas coisas naquele dia, acabamos por não pegar a da mãe ainda. 
Mas assim que der passaremos lá e depois conto tudo pro cês...

Bjinhos meninas ...

E um mais que especial pras cor-de-rosa lá do ICESP. Anjos meu.


2 comentários:

  1. Olá, Sara, comigo tb acontece muito isso. Ninguém diz q eu estou doente. Meu cabelo curto parece estilo. Qd estou no ônibus as pessoas dão lugar para minha mãe e ela cede para mim. Eu às vezes peço, mas às vezes fico constrangida, é chato ter q ficar se justificando, pedindo... No geral as pessoas são solicitas e não fazem perguntas, mas fico imaginando que elas me acham uma grávida abusada kkkk Quem me dera!
    Eu tenho metástase óssea e estou fazendo quimio, se fico muito tempo de pé, sinto dores...

    Mas é isso aí, muita gente nem sabe que temos o direito aos lugares preferências, é muita desinformação. De qq forma, temos q fazer valer nosso direito, né?!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Cris. É assim mesmo. Certa vez uma grávida pediu para minha mãe levantar e ela levantou.

      Acho que isso a fez se sentir menos doente.

      Espero que tudo dê certo pra você.

      Excluir