quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Tratamento²

Continuando a postagem que fiz aqui...

Quando ela retorno para a consulta mensal em agosto com a oncologista a história estava para se repetir.

A Drª ainda não estava com o laudo da tomografia em mãos, portanto, não seria possível alterar o tratamento. Porém, ela encaminhou a mãe mais uma vez para o CAIO, onde ela aguardaria vaga para ser transferida para a internação.

Neste dia eu não consegui acompanhá-la na consulta. Fiquei muito preocupada na faculdade esperando novidades, e quando soube que ela havia sido internada no  CAIO novamente fui direto para lá. Era uma 5ª feira, eu assisti apenas a 1ª aula. Cheguei quase 10 horas da noite. Ela estava conformada. Como sempre achava que não tinha o direito de incomodar as enfermeiras com seus incômodos (câimbra, fome etc). 

Mas eu não penso assim e tratei logo de convencê-la a pedir um lanche, afinal, ela estava lá desde cedo e não havia nem almoçado. Como ela foi encaminhada ao CAIO no fim da tarde, não pegou nem um dos horários de lanche. E para dormir, como não havia macas disponíveis, pedi ao enfermeiro que providenciasse alguma medicação para ajudá-la a dormir (mais tarde soube que ficou apenas na promessa).

Na 6ª feira fui para o hospital tentar agilizar a internação.
Eu vi na minha cabeça o filme do mês passado. 3 dias de CAIO, nenhum diagnóstico, noites sem dormir, dias sem comer. 

Corri atrás da ouvidoria, disse que não permitiria que novamente a mãe ficasse ali por 3 dias e fosse liberada sem nenhuma novidade, uma vez que sua médica pediu a internação para realizar novos exames, que minha mãe estava no CAIO apenas esperando vaga na internação mas a médica de plantão já estava preparando para dar alta a ela.

A orientação foi que eu falasse com a médica responsável pelo CAIO pois a ouvidoria não poderia contradizer um parecer médico. De que adianta falar com eles e ter esta resposta?

Sai a procura dessa tal médica que estava disposta a dar alta à mãe. Iria exigir que ela me desse um laudo por escrito certificando que apesar da oncologista encaminhá-la para internação, ao seu ver, esla estava apta a ir para casa. Também tentei localizar a Drª Cristiane, oncologista que acompanha a mãe desde o início do tratamento para colocá-la a par do que estava ocorrendo. Ela não estava no Hospital.

E acreditem vocês, que coincidência, quando retornei ao  CAIO havia um quarto que acabara de ser desocupado, estava apenas esperando ser limpo para acomodar a mãe. 

Coincidência ou não, fiquei feliz em saber que ela não iria mais passar a noite naquela poltrona. Seu braço já estava tendo reação alérgica de ficar ali em contato com o tecido da poltrona.
Fiquei com ela no quarto até umas 10:30 da noite. 

Nos dias que se seguiram, foram feitos novos exames, e constataram uma progressão do tumor para esquerda. 

Uma nova quimioterapia foi indicada. 
A 1ª aplicação foi feita no hospital e como tudo correu bem, ela teve alta na 6ª feira completando assim 1 semana de internação. 

E até o momento tem passado pelas sessões de quimio 1 vez por semana, por 2 semans e 1 de folga (ciclo de 21 dias). 

Já se passaram 2 ciclos desde então. 

O composto utilizado desta vez é a Carboplatina e Paclitaxel.
Indicação: indicados para pacientes que não são candidatos a cirurgia e/ou radioterapia com potencial de cura. 
Prós e Contras: Neste novo tratamento a mãe não tem enfrentado tantas náuseas quanto no ano passado. Chegou a vomitar mas não tem sido recorrente. O apetite continua bem, ela tem se alimentado normalmente, come de tudo, porém, em pequenas quantidades, pois ao comer causa crise de tosse. 
O mais marcante foi a queda do cabelo. Durante todos esses meses tínhamos a consciência da doença mas ela não estava lá gritando. Temos encarado bem essa fase mas foi um baque viu... 
Duração: Assim como a 1ª quimio, não temos uma previsão de quanto tempo será o tratamento. Será feito exames periódicos para acompanhar a progressão ou regressão do tumor.

O que vem acontecendo vocês tem acompanhado por aqui.

Hoje tem consulta com a oncologista e saberemos se esta quimio tem feito resultado. Não poderei acompanhá-la na consulta mas estou ansiosa pela ligação com as novidades.

Mais tarde conto tudo para vocês.

Um beijo e fiquem com Deus.



2 comentários:

  1. Oi Sara,

    Tudo bem?
    O tratamento é uma luta diária não é mesmo?
    Não entendi o que aconteceu pra ter a demora da entrega da tomografia, ela fez o exame mas o hospital não providenciou o resultado, foi isso?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei te responder aqui Cintia...

      http://sarinha-ramos.blogspot.com.br/2012/10/pedras-no-caminho.html

      Excluir